Glauber Gleidson Peres apenas escreveu este texto breve para lembrar os 13 anos do surgimento das Heroínas de Moreira César.
"Foi numa quinta-feira de manhã. Fazia um sol ardido - típico de um e...quinócio de Primavera daquele longíquo ano de 2001. Não tinha nome nenhum. O nome surgiu mesmo de um episódio escolar: uma erunião de pais e mestres. Estávamos em aula de inglês no 3º ano B, no período da manhã, quando a então diretora da escola, Professora Marisa chega na sala para reclamar da situação de delinquência escolar. O assunto foi com os pais da turma e os professores. Marisa rasgou elogios a sala - até sobrou pra mim no dia - e não poupou críticas destrutivas às meninas da 7ª Série da época por causar tulmultos na saída do período até causar agressão física a alguns alunos. Foi a Diretora dizer que uma mãe ameaçou a retirar um de seus filhos da escola para levá-los ou para o Deputado Claro César, ou para o Mario Tavares, com medo das 'prostitutas que estudam aqui por medo deles (os filhos) apanharem' que deu a idéia de colocar este nome. Só isso.
O que eu aprendi? Bosta Nenhuma! Aprendi que isso quase me matou. Tenho flutuações de sono, irritabilidade, ansiedade por ficar acordado até 3 horas da manhã destruindo minha saúde desenhando uma obra vazia".