O ano de 2015 começou movimentado. Na sonolenta manhã de 7 de janeiro, a jornalista Adriana de Freitas, da redação de língua portuguesa da Radio France Internationale contactou Glauber Gleidson Peres após um longo período de espera por um retorno - desde 2007 para ser mais exato.
A redação de língua portuguesa da RFI. A direita de blusa listrada, Adriana de Freitas (Arquivo: RFI http://portugues.rfi.fr) |
Uma de muitas antenas emissoras do Centro Emissor de Issodun, pertencente a RTF (Arquivo RTF) |
"Eu escutava as emissões em português ao continente africano naquela época" relembra. "Na época em que eu ouvia, era de uma hora diária às tardes e chegavam muito bem". As transmissões são feitas através de um centro de emissores de ondas curtas da RTF - Radioteledifusión Francaise - localizado em Issodun, centro-oeste francês, com potência de 250 kW.
A entrevista inusitada se deu ás 6 horas da manhã, horário de verão brasileiro, por um erro de cálculo de Glauber ao se basear pelo fuso londrino que corresponde a hora UTC, utilizada como hora referencial em telecomunicações e aviação internacional. A entrevista foi transmitida dia 11 no espaço Correio dos Ouvintes. Confira!
Se quiserem acessar o link da entrevista no site da emissora, segue embaixo:
↓↓↓
http://www.portugues.rfi.fr/brasil/20150111-passeios-pelas-estacoes-de-esqui-no-correio-dos-ouvintes